terça-feira, 13 de março de 2012

TATUAGEM

Cartas publicadas na coluna Conforto Espiritual, do jornal Diário de São Paulo, respondidas pela conceituada médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, deram origem ao livro homônimo, que traz uma coletânea de diversos assuntos. O que reproduzimos aqui, hoje, é de grande repercussão. Vamos meditar, sem preconceitos?

Pergunta: Estudo muito a Doutrina Espírita, já li diversos livros que a senhora psicografou. Porém, tenho ainda muitas dúvidas e uma delas é a respeito da tatuagem. Quando desencarnamos, a tatuagem causará algum prejuízo ao perispírito. Em futura reencarnação, poderemos nascer com algum problema de pele por causa dela?
(M.A., São Paulo/SP)

Resposta: É isso mesmo, prezado leitor, continue estudando a Doutrina Espírita. Por intermédio de seus ensinamentos é que temos uma compreensão maior sobre a vida, que é una. Vivemos em estágios: aqui no planeta físico, encarnados, e na espiritualidade, desencarnados.

Não há razão para preocupar-se com essa tatuagem. Você tatuou o corpo físico. Marcamos negativamente nosso espírito com nossos atos e pensamentos, não com tatuagens. Boas ações nos harmonizam, provocando reações de alegria. Tudo o que é harmônico é bonito radiante, sadio. Atitudes maldosas nos fazem mal, desarmonizam-nos, causando doenças e desequilíbrios espirituais.

São nossas atitudes diante da vida e do próximo que marcam o nosso espírito, e, consequentemente, o nosso próprio destino. A vida terrena deve servir ao aperfeiçoamento moral, que alcançamos graças ao corpo físico, que enfrenta as necessidades deste mundo. Devemos, durante a vida presente, procurar vencer o egoísmo, raíz de todos os males que atingem a humanidade.

Para vencê-lo, devemos seguir o exemplo de Jesus, que é todo amor e caridade. Quando encarnado entre nós, Jesus exemplificou esse amor, sobre o qual devemos edificar nossa vida, buscando nossa felicidade e realização espiritual.

Depois da morte do corpo físico, retornaremos ao mundo dos espíritos, o qual deixamos apenas temporariamente. Não perderemos nossa individualidade, nem a aparência que tivemos na última encarnação, guardada em nosso perispírito, nosso coropo espiritual, que sobrevive à perda do corpo material.

Levaremos conosco apenas a lembrança da encarnação que deixamos para trás, doce ou amarga, de acordo com os nossos atos. A vida do corpo físico é transitória, a do espírito é eterna. Sendo assim, a tatuagem é apenas uma marca passageira que deixamos no corpo físico. Segundo os psicólogos, a tatuagem aponta alguma coisa sobre a personalidade da pessoa, que se expressa por intermédio das imagens escolhidas.

Para aqueles que estão  pensando em se tatuar, recomenda-se refletir bem antes de submeterem-se a essa intervenção. Tratando-se de um modismo, poderemos, um dia, mudar de opinião, e a remoção da tatuagem é muito trabalhosa.

Aquele que está realmente decidido a tatuar-se deverá recorrer a um profissional competente, garantindo com essa providência a integridade do seu corpo  físico, evitando submeter sua saúde a riscos desnecessários. Se você fizer uma tatuagem e fixar nela algo negativo ou simplesmente achar que faz parte do seu corpo, ao desencarnar, poderá tê-la gravada em seu perispírito. Se merecer um socorro, os bons espíritos poderão removê-la pelo simples atos de sua vontade.

Quanto a levá-la como mancha ou marca para uma futura encarnação, é muito difícil. Como dissemos, levamos nossas tendências, somos herdeiros de nós mesmos.

Quando uma pessoa reencarna com marcas no corpo, os motivos podem ser vários. Se for espiritual, é por algo que marcou esse espírito de forma profunda.

Faça o bem, meu caro jovem. Preocupe-se em levar para o plano espeiritual a harmonia que o bem nos faz.

Leia o livro A Mansão de Pedra Torta, que me foi ditado pelo espírito Antonio Carlos. Verá, nesse romance, como um garoto trouxe bem marcadas em seu corpo físico, as consequências de suas atitudes do passado. Felicidade.

6 comentários:

  1. Ótimo assunto!Tenho várias tatuagens e nunca tinha pensado nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Karla. Passe sempre por aqui para conhecer nossos posts diários! Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  2. Sempre tive dúvidas sobre esse assunto, agora estou esclarecido. Parabéns pelo artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito contente com isso: difundir o esclarecimento! Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  3. oi estou estudando sobre a doutrina e estou adorando.

    ResponderExcluir
  4. Continue estudando, irmã(o) e compartilhe suas descobertas conosco se assim desejar! Um abraço!

    ResponderExcluir

Amigos! Esse blog é de vocês. Nos alegramos muito com a sua colaboração!

Foto: Mar da Galileia (*Pixabay) Irmãos, que alegria estarmos todos aqui neste ambiente de paz, amor, fraternidade e luz, muita...