quinta-feira, 1 de março de 2012

CARIDADE

E hoje o blog recebeu, além de mensagens de incentivo importantíssimas, a Carta de São Paulo, sobre a Caridade, como sugestão. E porque, de fato, a maior caridade para com o Espiritismo é divulgá-lo, como nos disse Emmanuel e a nossa querida irmã que nos escreveu, trazemos mais essa excelente leitura!  

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.

A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
Mas, quando vier o que é perfeito; então, o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade."

(São Paulo, Primeira Epístola aos Coríntios, cap. XIII, v. de 1 a 7 e 13)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos! Esse blog é de vocês. Nos alegramos muito com a sua colaboração!

Foto: Mar da Galileia (*Pixabay) Irmãos, que alegria estarmos todos aqui neste ambiente de paz, amor, fraternidade e luz, muita...