terça-feira, 22 de maio de 2012

HUMILDADE


Hoje, dividimos com vocês a palestra ministrada pelo Daniel na CASA DO CAMINHO, que gentilmente cedeu-a para que todos tivessem acesso a essas mensagens de imensa importância.

A apresentação foi feita através de slides e, para ser fiel a eles, reproduzimos um a um. Quem desejar receber o arquivo no formado de Power Point, pode mandar um e-mail ao blog, solicitando. Vamos refletir?



Algumas Frases...



A gratidão é o único tesouro dos humildes.




A humildade é a única base sólida de todas as virtudes.




Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia, com os inferiores é nobreza.




A humildade é a base e o fundamento de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que o seja.




Seja humilde, pois, até o sol com toda sua grandeza se põe e deixa a lua brilhar.




A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.




Definição 1



Humildade do latim humilitas, de humilis = pequeno. Virtude que conduz o indivíduo à consciência das suas limitações. O humilde não se deixa lisonjear pelos elogios ou pela situação de destaque em que se encontre.

Todo sábio é humilde, porque sabe que só sabe pouco do muito que deveria saber.



Definição 2



O termo Humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente.

Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente.



Definição 3



Humildade: Virtude que se opõe ao Orgulho...

O orgulho é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.



HUMILDADE    ORGULHO

Quando o Humilde erra: “Eu me equivoquei...” pois a intenção dele é aprender, crescer.
Quando o Orgulhoso erra: “Não foi minha culpa...” pois ele se acha acima de todos.



O Humilde diz: “Eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser...”.
O Orgulhoso diz: “Eu sou perfeito...”.



O Humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos.
O Orgulhoso resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.



O Humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos.
O Orgulhoso as guarda para si mesmo, porque teme a concorrência.



O Humilde está sempre disposto a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.
O Orgulhoso não aceita críticas.



Enfim, o orgulho é que impede a evolução das criaturas, a humildade é chave que abre as portas da perfeição. Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande.



“Sem humildade construímos virtudes que não temos, como se tivéssemos uma roupa para esconder deformidades de nosso corpo.”
(Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 7; item 11)



A HUMILDADE COMO VIRTUDE ESQUECIDA


Dentre os vários ensinamentos de Jesus Cristo, aquele que compara o Reino de Deus a uma criança, vem bem a calhar, pois evoca com firmeza o símbolo da humildade e da simplicidade. Não adianta conhecer profundamente a teologia e as mais altas concepções filosóficas. Se não nos fizermos humildes como as crianças, que são ingênuas e sem preconceitos, não entraremos no reino da verdade.

Os mais pobres são necessariamente humildes?

Ao vermos uma pessoa mal vestida, de semblante sofrido e modo simples de se vestir, emprestamos-lhe as características de uma pessoa humilde. Contudo, o exterior nem sempre revela com segurança o interior de um indivíduo. É preciso verificar a essência de sua alma. Quando Jesus falava dos pobres de espírito, Ele se referia à humildade. Após a ceia, Ele despe a túnica, coloca uma toalha sobre os rins, toma de um jarro com água, uma bacia e inicia a lavar os pés dos apóstolos...
“Se Eu, pois, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, deveis lavar-vos os pés uns aos outros.
Porque Eu dei-vos o exemplo, para que, como Eu vos fiz, assim façais vós também”.



Jesus nos exemplifica...
Por maiores que sejamos, por nossa condição intelecto-moral, por cargos que ocupemos, por responsabilidades que tenhamos, de forma alguma nos devemos habituar-se ao orgulho.
Afinal, que são alguns anos sobre a Terra face à eternidade que nos aguarda?

Jesus nos exemplifica...
Além do que, de que nos vamos orgulhar? De uma determinada conquista, de um posto hierarquicamente superior, da avantajada intelectualidade?
Que representa isso, face ao Universo e a eternidade?
Somos habitantes de um minúsculo planeta em um sistema planetário que tem a sustentá-lo um sol de quinta grandeza!

Em todo momento ele exemplificou a humildade que pregava...


“Partirei desta vida sem um níquel sequer... Tudo o que veio a mim, em matéria de dinheiro, simplesmente, passou por minhas mãos. Graças a Deus, a minha aposentadoria dá para os meus remédios... Roupas?! Os amigos, quando acham que eu estou malvestido, me doam... Sapatos, eu custo a gastar um par... Em casa, a nossa comida é simples... Não tenho conta bancária, talão de cheques, nenhuma propriedade em meu nome, a não ser esta casa que eu já passei em cartório para outros, tenho apenas o usofruto... Nunca tive carros, nem mesmo uma carroça... De modo que, neste sentido, nada vai me pesar na consciência. Fiz o que pude pelos meus familiares, se não fiz mais, é porque mais eu não podia fazer... Nunca contei o dinheiro que trazia no bolso, mesmo aquele que alguns amigos generosos colocavam no meu paletó...”



A humildade não está na nobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome.A humildade está na pessoa que tendo o direito de reclamar, julgar, reprovar e tomar qualquer atitude compreensível no brio pessoal... apenas abençoa.


Chico Xavier, por Emmanuel

A humildade pode ser também entendida como sinônimo de SERVIR, mas não no sentido de “escravo” ou no sentido de humilhação mas sim, no sentido de servir ao próximo, de escutar, de estar disposto a ajudar, a aprender, a refletir sob suas ações, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos! Esse blog é de vocês. Nos alegramos muito com a sua colaboração!

Foto: Mar da Galileia (*Pixabay) Irmãos, que alegria estarmos todos aqui neste ambiente de paz, amor, fraternidade e luz, muita...