terça-feira, 10 de abril de 2012

OS CINCO MALES NA VISÃO DO SIKHISMO

Uma das grandes virtudes da doutrina espírita é que, assim como tantos outros ensinamentos, ela indica o autoconhecimento como mola mestra para a reforma íntima, tão imperativa para a nossa evolução.
E isso é possível não só através das lições eminentemente espíritas, como, também, através das mensagens sublimes trazidas por outras doutrinas.
Recebemos um texto muito reflexivo e, malgrado não tenha conexão direta com a doutrina espírita, guarda conexão íntima, isso sim, com os princípios espíritas, o que, para nós, é deveras salutar.
Façamos, pois, a leitura abaixo com bastante atenção, procurando identificar no nosso dia-a-dia os cinco males de que trata o texto, esforçando-nos para afastá-los de nossas atitudes e pensamentos, contanto sempre com o auxílio de Deus para tanto!


O Siri Guru Granth Sahib, Livro Sagrado das Escrituras Sikh, se refere aos cinco males como: cinco ladrões, cinco demônios ou cinco pecados. De acordo com Sikhismo, são os cinco principais pontos fracos da personalidade humana, em desacordo com sua essência espiritual. São responsáveis pela miséria e dor nas nossas vidas e devemos superar esses “demônios internos” com as virtudes de nossa alma.

O primeiro é o KAM, que, em Gurmukhi significa Luxúria. Kam é derivado do Sânscrito e significa satisfação sensual, prazer, realização sexual, prazer dos sentidos, desejo, Eros ou o prazer estético de vida. Em Gurbani, tem o significado de desejo descontrolado, desejo profundo, concupiscência, luxúria, sensualidade ou lascívia. É contado entre os cinco pecados cardeais ou tendências pecadoras. Em uso comum, o termo representa paixão excessiva por prazer sexual; uma ênfase desproporcionada de alguns na vida diária, nos prazeres de natureza sensual e é neste sentido que é para o Sikhismo considerado um mal.

O segundo, KROD, em Gurmukhi significa Raiva ou raiva descontrolada. Krodh é derivada da palavra sânscrita krodha, que se traduz em inglês por "ira", "raiva" ou "raiva descontrolada". No Sikhismo, esta é uma emoção ou estado de espírito, reconhecida como uma mola de impulsão, considerada como um dos cinco males encontrados dentro da mente humana. A raiva pode ser causada por eventos externos e internos. Você pode estar com raiva de uma pessoa específica, como um colega de trabalho ou supervisor, ou evento, como um engarrafamento, ou vôo cancelado. Ou a sua raiva pode ser causada por se preocupar ou refletir sobre seus problemas pessoais, ou, ainda, algo maléfico falado por alguém. Lembrança de eventos traumáticos ou de irritabilidade também pode desencadear sentimentos de raiva. Ela se expressa em várias formas: do mau humor silencioso a acessos histéricos de raiva e violência.

O terceiro, Lobh, em Gurmukhi significa Ganância. Lobh é uma palavra em Gurmukhi e punjabi, que se traduz em inglês como tentação a ganância ou avareza. Ganância é um sentimento humano negativo que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo que existe. É um egoísmo excessivo, direcionado principalmente à riqueza material. Nos dias de hoje, é pelo dinheiro. Contudo, é associada também a outras formas de poder, tal qual influenciar pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos.

O quarto, Moh, em Gurmukhi significa Apego ou apego emocional. Moh, em Punjabi, quer dizer apego a relações e coisas mundanas. A palavra é derivada da raiz do Sânscrito, que significa ser desnorteado , errar, ser equivocado. Em textos antigos, também representa confusão, ignorância ou ilusão. Em outro contexto, significa "a armadilha da ilusão mundana, a paixão". Sua função é dupla: ela tumultua o discernimento da verdade e cria um erro de julgamento. Os homens acreditam em uma realidade eterna da própria existência ou ego. Eles vêem, então, a verdade no que é falso e felicidade naquilo que gera sofrimento.

O quinto e último, Ahankar, quer dizer Ego. Ahankar é a palavra que em Gurmukhi significa e se traduz como egoísmo ou orgulho excessivo sobre as posses, beleza, talentos, riquezas materiais, espiritualidade, inteligência, os poderes de autoridade, a caridade, trabalho, etc. Um indivíduo pode vir a sentir que esses "dons de Deus" o fazem superior aos outros. Isso leva à inveja, aos sentimentos de inimizade e inquietação entre as pessoas. Para combater o ego, o Sikhismo ensina que os devotos devam servir a sociedade e a comunidade com humildade. Para isso, os devotos praticam, por exemplo, a limpeza dos calçados dos visitantes nos templos.  

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