Quando falamos de Amor, Perdão, Culpa e
Misericórdia, torna-se difícil o relacionamento e o diálogo com as pessoas.
É evidente que a nossa convivência cada
vez mais está distante da dinâmica do Ciclo do Amor.
Precisamos praticar gradativamente em
nossas vidas.
A proposta do Evangelho de Lucas é
sobre a misericórdia de Deus.
As parábolas ressaltam o júbilo e a
alegria de recuperar o que estava perdido, graças à salvação de Deus.
Deus não faz distinção das pessoas, ou
seja, Ele acolhe com sua misericórdia.
Porém, nós precisamos aprender com
Jesus à acolher.
Assim como diz Paulo aos Romanos,
“porque julgas teu irmão?”, não devemos julgar e nem condenar.
Devemos trabalhar com o perdão e a
misericórdia.
Perdoar significa avanço psicológico e
espiritual em nossas vidas.
É restaurar o outro e o mundo inteiro.
Quando perdoamos o outro, estamos
inconscientemente dando um tempo ao nosso próprio eu.
Isto é, nosso superego se torna, no ato do perdão,
menos exigente, menos carrasco.
O “eu” se torna mais leve e saudável.
Lembre-se que tratamos as pessoas
conforme o superego nos trata. Quando perdoamos, automaticamente nos
apaziguamos.
A misericórdia divina é uma das
constantes bíblicas e resumo de toda a história da salvação humana por Deus,
que culmina em Cristo, imagem e espelho do rosto misericordioso do Pai.
No livro da Sabedoria, diz que Deus se
compadece de todos porque pode tudo, fecha os olhos aos pecados do homem para
que se arrependa, perdoa e ama todos os seres que ele mesmo criou por amor, ele
que é amigo da vida.
Com as suas parábolas da misericórdia e
mostrando a alegria contagiosa de Deus por salvar o perdido, Jesus denuncia
toda a discriminação de classes e a sua consequência: a marginalização a todos
os níveis.
O puritanismo não é cristão nem
libertador, antes representa mais a inversão dos valores evangélicos, como
falso sucedâneo que é da autentica pureza do coração.
O que mancha, diminui e rebaixa o homem
não é o de fora, mas o que sai do coração.
Que a alegria de nosso Deus seja a
nossa força!
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