quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

PRECONCEITO

Dizem alguns psicólogos que os preconceitos geralmente estão ligados a três causas, que se interligam: a ignorância (falta de conhecimento sobre determinado assunto), sempre acompanhada de teimosia; o medo do que é desconhecido (da tuberculose, da Aids, da lepra...) e o orgulho, chaga da humanidade - segundo Allan Kardec é raiz de todos os males. 

As conseqüências dos preconceitos são terríveis, levando à discriminação, à marginalização, à violência, a antagonismos que conduzem a débitos dolorosos. 

O Espiritismo aniquila qualquer forma de preconceito, através de seguros e comprovados esclarecimentos: 
“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas” (O Livro dos Espíritos questão 1, ed FEB); todos temos o mesmo destino: a felicidade plena através da conquista de perfeição relativa, alcançada paulatinamente nas diversas encarnações; reencarnamos seguindo planejamento prévio com vistas a resgatar erros pretéritos, ultrapassar provas solicitadas e realizar missões ainda que pequenas; desse modo em cada encarnação vivenciamos determinadas situações, financeira, social, física, familiar, etc... exatamente as que nos são necessárias ao aprendizado e à evolução; Deus ama a todos os seus filhos igualmente, sem protecionismo. 

Por conseguinte somos todos iguais, irmãos. 

Preconceito é anti-evangélico, irracional absurdo. 

A convicção lógica da reencarnação e a certeza da justiça e do amor divinos o destrói. 

O espiritismo nos ensina que o valor real de cada um de nós não está na aparência, mas no que pensamos, sentimos e agimos de acordo com as leis divinas, seguindo os ensinamentos do Mestre Nazareno, que é para nós “o Caminho, a Verdade e a Vida”

Busquemos a verdade que anulará o medo e destruirá o orgulho, elevando-nos rumo ao Pai Criador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos! Esse blog é de vocês. Nos alegramos muito com a sua colaboração!

Foto: Mar da Galileia (*Pixabay) Irmãos, que alegria estarmos todos aqui neste ambiente de paz, amor, fraternidade e luz, muita...