sábado, 25 de fevereiro de 2012

CONHECIMENTO DE SI MESMO

Muitas faltas que cometemos nos passam despercebidas, impedindo a nossa evolução moral. Para trazer o inesgotável auxílio divino às nossas provações, Santo Agostinho responde a Allan Kardec, no Livro dos Espíritos, qual a melhor forma de prescrutar nossa conduta.

919. Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do mal?
Resposta: Um sábio da Antigüidade vos disse: "Conhece-te a ti mesmo".

a) Compreendemos toda a sabedoria dessa máxima, mas a dificuldade está precisamente em se conhecer a si próprio. Qual o meio de chegar a isso ?

Resposta: Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra: no fim de cada dia interrogava a minha consciência, passava em revista ao que fizera e  perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém teria tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e ver o que em mim necessitava de reforma. Aquele que todas as noites evocasse todas as ações que praticara durante o dia e inquirisse de si mesmo o bem ou mal que houvera feito, rogando a Deus e ao seu anjo de guarda que o esclarecessem, grande força adquiriria para se aperfeiçoar, porque, crede-me, Deus o assistiria.

Façamos essa reflexão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos! Esse blog é de vocês. Nos alegramos muito com a sua colaboração!

Foto: Mar da Galileia (*Pixabay) Irmãos, que alegria estarmos todos aqui neste ambiente de paz, amor, fraternidade e luz, muita...