quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ESPIRITISMO

Como o assunto desse blog é a doutrina espírita, pareceu-nos bastante oportuna essa mensagem mediúnica recebida por Chico Xavier, pelo espíríto de André Luiz, compilada, dentre outras, no livro Cartas do Coração, intitulada Espiritismo:


Espiritismo não é apenas o consolador da Terra.
É o renovador do 'eu'.

Não constitui somente a iluminação das massas.
É lâmpada acesa para o coração do homem.

Não é simplesmente Boa Nova no espírito popular.
É Nova Mensagem de redenção para o indivíduo.

Não é apenas a fonte miraculosa da graça.
É campo de esforço próprio.

Não é somente a técnica de salvação para todos.
É o processo de solução exata aos problemas de cada um.

Não se resume a palácio de princípios sublimes no corpo ciclópico do século.
É casa de trabalho regenerador para cada dia.

Não representa simplesmente a usina poderosa impulsionando a ascensão coletiva.
É o motor destinado à elevação pessoal.

Não está circunscrito ao santuário da esperaça reconfortante.
É a esfera de serviço ativo da nossa redenção individual no supremo bem.

Espiritismo, pois, que não santifique o Homem, pode ser uma atividade respeitável, mas não edificará no mundo o reino de Deus.

(André Luiz)


ORAÇÃO PARA NOSSO FORTALECIMENTO

No domingo passado, dia 26/2/12, um dos médiuns trabalhadores da CASA DO CAMINHO, o Anderson, psicografou uma linda mensagem passada por um irmão desencarnado. É uma oração curtinha e muito proveitosa. Vale a pena dedicar dois minutinhos para elevar o seu pensamento ao Criador. Dizia assim:

Pai de infinita bondade e misericórdia, dai-nos força para buscarmos o entendimento e o esclarecimento para o nosso propósito, na condição que nos encontramos hoje.
Dai-nos, Senhor, a luz para seguirmos o caminho de nosso irmão maior, Jesus, e ponde em nossos corações a paz e a humildade para praticarmos a caridade pura.
E, Pai, que seja feita sempre a tua vontade e jamais a nossa.
Que assim seja, Graças a Deus.
De um amigo que vos quer bem.  


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O EVANGELHO E O CELULAR

Evangelho e celular? Como assim? Os que estiveram presentes na CASA DO CAMINHO no domingo passado, dia 26/2, se fizeram a mesma pergunta ao ouvir o título da mensagem. Mas o recado é perspicaz e merece ser compartilhado. Vamos lá!

Já imaginou o que aconteceria se tratássemos o nosso Evangelho de Jesus do jeito que tratamos o nosso celular?

E se sempre carregássemos o nosso Evangelho no bolso? E se déssemos uma olhada nele várias vezes ao dia? E se voltássemos para apanhá-lo quando o esquecemos em casa ou no trabalho? E se o usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos? E se o tratássemos como se não pudéssemos viver sem ele? E se o déssemos de presente para as crianças? E se o usássemos quando viajamos? E se lançássemos mão dele em caso de emergência?

Mais uma coisa: ao contrário do celular, o Evangelho não fica sem sinal. Ele pega em qualquer lugar. Não é preciso se preocupar com a falta de crédito, porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda vida.

Quem se liga no Evangelho de Jesus, se liga em Deus para sempre!
(Arlete A. Bernal)





segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AVANTE

Bem aventurados os aflitos, pois deles será o reino dos Céus! Que bonita essa misericórdia divina, que coroa com uma vida fecunda aqueles que suportaram com amor as provações terrenas.

O amor, só o amor. Amor puro, que quer bem, que perdoa, amor amigo, amor da renúncia, amor de paz. Esse é o amor que recupera a alma de seus pretéritos desvios. Esse é o amor capaz de arrebatar os corações com o júbilo da só coexistência com o outro, porque faz reconhecer nele a sua essência divina, a fagulha da existência do Criador.

Nada do que é produzido com amor decepciona, ao passo que nada do que existe sem amor perdura. Amemos, pois, tudo aquilo para o que depositamos nossas forças vitais - trabalho, estudo, tarefas do lar - e amemos, também, todos aqueles que o Cristo consolador trouxe para o nosso convívio. Tudo deve ser vivido intensamente e de acordo com a essência dos preceitos da doutrina, para que oportunidades vitais de aprendizado não sejam desperdiçadas. Há sempre muito o que fazer.

Por isso, nada de esmorecer. Prossigamos todos, pois, na seara do Bem, para que sejamos dignos das promessas do Cristo.


sábado, 25 de fevereiro de 2012

MÃOS NO TRABALHO SÃO A PRECE MUDA

Nessa poesia mediúnica lindíssima, Auta de Souza divide conosco, através do médium Chico Xavier, a importância de, em não sabendo o que fazer, utilizarmo-nos das mãos.

Qualquer que seja a ocupação, as mãos atarefadas acabam por chamar a atenção para o labor, fazendo com que mente e corpo se unam numa só sintonia, deixando, por enquanto, os problemas que afligem o cérebro e o coração.

Leiam com carinho a mensagem abaixo e experimentem: em se achando cansados, perturbados, preocupados, ocupem suas mãos - com limpeza, arrumação, artesanato,etc. Verão com a calmaria ressurge e, muitas vezes, a solução do problema também!


Mãos

Harpas de amor tangendo de mansinho
A música do bem ditosa e bela,
As maõs guardam a luz que te revela
A mensagem de paz e de carinho.

Não te digas inútil ou sozinho...
Na existência mais triste ou mais singela,
Nas mãos todo um tesouro se encastela,
Derramando-se em bençãos no caminho.  

Ara, semeia, tece, afaga e ajuda...
Mãos no trabalho são a prece muda
De nosso coração, vencendo espaços...

E, aprendendo com Cristo, ante o futuro,
Tuas mãos, como servas do amor puro,
São estrelas fulgindo nos teus braços.


CONHECIMENTO DE SI MESMO

Muitas faltas que cometemos nos passam despercebidas, impedindo a nossa evolução moral. Para trazer o inesgotável auxílio divino às nossas provações, Santo Agostinho responde a Allan Kardec, no Livro dos Espíritos, qual a melhor forma de prescrutar nossa conduta.

919. Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do mal?
Resposta: Um sábio da Antigüidade vos disse: "Conhece-te a ti mesmo".

a) Compreendemos toda a sabedoria dessa máxima, mas a dificuldade está precisamente em se conhecer a si próprio. Qual o meio de chegar a isso ?

Resposta: Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra: no fim de cada dia interrogava a minha consciência, passava em revista ao que fizera e  perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém teria tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e ver o que em mim necessitava de reforma. Aquele que todas as noites evocasse todas as ações que praticara durante o dia e inquirisse de si mesmo o bem ou mal que houvera feito, rogando a Deus e ao seu anjo de guarda que o esclarecessem, grande força adquiriria para se aperfeiçoar, porque, crede-me, Deus o assistiria.

Façamos essa reflexão!


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

GLÓRIA DA DOR

Para aquém dessas cruzes esquecidas
Nas sepulturas ermas e desertas,
Há o turbilhão frenético das vidas
Sobre as estradas ásperas, incertas...

Inda há sânie das úlceras abertas
No coração das almas combalidas,
Gozadores de outrora entre as refertas
Das ilusões que tombam fenecidas.

Só uma glória mirífica perdura
Concretizando os sonhos da criatura
Cheia de crenças e de cicatrizes:

É a vitória da Dor que aperfeiçoa,
Luminosa e divina, humilde e boa.
Glória da Dor, que é pão dos infelizes.

Essa é uma poesia mediúnica de Cruz e Souza, psicografada por Chico Xavier. Está no livro "Parnaso de Além Túmulo", que é uma coletânea realmente lindíssima, que você encontra, inclusive, na biblioteca da CASA DO CAMINHO.

Do prefácio, lê-se que a obra "é uma tarefa nada espartana de apresentar esta prova opima das esmolas de luz que nos chegam em revoada de graças, a encher-nos o coração de alvissareiras esperanças".

Esperança: é o que desejamos se achegue de você!




E para ajudar, sânie é um líquido composto de sangue; refertas são contendas, fenecidas significam murchas, mirífica qualifica de admirável, opima é fértil e, finalmente, alvissareiras são aquelas que trazem boas novas.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A FORÇA DO PENSAMENTO

CORAÇÕES AO ALTO!

A prática do bem depende bastante de onde more o nosso pensamento. Se elevamos as nossas vibrações ao Criador, reconhecendo a magnitude de tudo aquilo que Ele criou, fica mais fácil encher o coração com a sua infinita bondade.

Assim, de "peito aberto" e "cargas positivas" abastecidas, podemos, então, enfrentar o dia-a-dia, que é cheio de provações e dificuldades. Esses fardos diários vêm ao nosso encontro para nossa edificação, mas se não estivermos com a alma repleta de luz, não poderemos absorver todo o aprendizado.

Façamos o seguinte: pequenas doses de oração. Momentos a parte, no curso da jornada diária, em que elevamos o pensamento à espiritualidade e rogamos humildemente o auxílio do Pai Celestial, contribuem sobremaneira para o júbilo da alma.

O pensamento é tudo. Portanto, vigiem-no.
  


BOAS VINDAS!

Sejam todos bem-vindos!!!


Amigos, essa é a primeira de muitas mensagens que esperamos colocar no blog do CENTRO ESPÍRITA CASA DO CAMINHO.

Muito entusiasmados com esse projeto, conclamamos todos vocês para que compartilhem conosco o que querem ver aqui no blog. Mensagens, orações, sugestões de leitura, sugestões de temas para palestras, palpites, enfim, tudo é muito bem-vindo.

Também dividiremos com vocês, através desse novo canal de comunicação, os eventos da CASA DO CAMINHO, as palestras, apresentações do coral, bazares, iniciativas sociais, festas, etc.

Para tanto, adicionem nosso blog aí na listinha de favoritos e criem o hábito de lerem o que aqui será colocado. Contem aos amigos se gostarem! Divulguem nas redes sociais!
  
Para os que preferirem, nosso e-mail é centroespiritacasadocaminhobp@gmail.com e está à disposição de todos.

Um abraço fraterno!

Foto: Mar da Galileia (*Pixabay) Irmãos, que alegria estarmos todos aqui neste ambiente de paz, amor, fraternidade e luz, muita...