quinta-feira, 4 de setembro de 2014

ATENDIMENTO FRATERNO

O texto abaixo foi gentilmente cedido pelo Tiago Menossi, após a sua palestra, que ocorreu no dia 2/9/14.
Aproveitem!

O MAIOR EXEMPLO

Em Jesus temos o Atendente Fraterno perfeito que, além de ter ensinado às multidões, através de Seus inolvidáveis discursos, deixou-nos preciosas lições dialogadas, através das quais o Seu verbo de luz socorreu os indivíduos, cada um conforme a sua necessidade: o Moço Rico, a Samaritana, a Mulher Equivocada, Zaqueu, o Centurião e tantos outros, libertando a todos.

A CONTINUIDADE

João 14:12:
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas”.
Apoiando-se nessa proposta os primeiros apóstolos da Palavra, no Cristianismo Primitivo, após suas pregações, ainda tocados pelas “línguas de fogo” inspiradoras da oratória finda, se punham à disposição para ouvir e aconselhar os irmãos de caminhada, encorajando-os para a luta.

Se o Divino Mestre disse: “Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados”, também propôs: “Que vos ameis uns aos outros”. Isto como a dizer-nos assim:
“Se estiverdes em condição, vinde diretamente a mim pelos caminhos formosos da oração, mas se vos sobrecarregardes a ponto de não achardes o caminho emocional da prece, recorrei a vosso irmão pois que através dele eu vos ajudarei”.
Eis o Atendimento Fraterno, ontem, hoje e sempre.

DESMISTIFICANDO O ATENDIMENTO FRATERNO

O atendimento fraterno tem como objetivo primordial receber bem e orientar com segurança todos aqueles que o buscam.
Não se propõe a resolver os desafios nem as dificuldades, eliminar as doenças nem os sofrimentos, mas propor ao cliente os meios hábeis para a própria recuperação.

“O atendimento fraterno é campo de trabalho solidário entre quem pede e aquele que doa. Graças a ele irmanam-se os indivíduos, compartem suas dores e repartem suas alegrias.”

“Mediante conversação agradável, evitando-se atitudes de confessionário”, o atendente fraternal ESCUTA atentamente o desabafo do irmão que procura ajuda ou orientação.

“Nessa ocasião, os amigos espirituais dão início a ação fluídica, o auxílio bio-energético, a inspiração, que lhe propiciarão a mudança de clima mental, de psicosfera habitual, facultando-lhe a transformação interior para melhor e a rearmonização da alma que interagirá na aparelhagem orgânica...
Ação que para o êxito dependerá do próprio paciente, que deve iniciar, a partir desse momento, o processo de autoterapia.”

Durante a conversação pode ser revelado ao atendente fraterno e a sua equipe, por meio das faculdades mediúnicas, a nível intuitivo, informações espirituais consistentes no estritamente necessário para promover, naquele momento, o auxílio do irmão em necessidade.
Caso o atendido esteja sob influência de um irmão menos esclarecido, o obsessor é imediatamente envolvido pela equipe espiritual que realiza o atendimento fraterno, sendo contido, aguardando para receber o auxílio em momento oportuno.

VALE A PENA LEMBRAR

É preciso ter em mente de que o atendimento fraterno não promete obter curas miraculosas e resultados espetaculares.
Na visão espírita, você encontrará a melhor solução através do seu esforço e de acordo com a vontade de Deus.

Jesus ensina-nos como devemos reagir frente às provas e expiações com que debatemos: 
"Ajuda-te a ti mesmo, que o Céu te ajudará" ou, "Faça a tua parte (ajuda-te), que eu te ajudarei" ou "A cada um segundo suas obras."

De modo algum, devemos esperar do Espiritismo ou do Atendimento Fraterno garantias absolutas para suprir nossos males.
Apesar disto, teremos a oportunidade de transformar os nossos problemas em alavancas para o nosso crescimento moral, intelectual e espiritual.

Àqueles que possuem a missão bendita de se colocar a disposição do próximo, vale ressaltar sobre a importância auto vigilância, antecipando-se as perigosas armadilhas da vaidade e do ego, uma vez que a base precípua do Atendimento Fraterno esta fundada na máxima “Amai vos uns aos outros”, fraternalmente.

Afinal, a mão que hoje estende ajuda aos que procuram auxílio, certa feita buscou ajuda e encontrou guarida em braços amigos e acolhedores de um irmão em Jesus Cristo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos! Esse blog é de vocês. Nos alegramos muito com a sua colaboração!

Foto: Mar da Galileia (*Pixabay) Irmãos, que alegria estarmos todos aqui neste ambiente de paz, amor, fraternidade e luz, muita...