quarta-feira, 31 de outubro de 2012

OS QUATRO ELEMENTOS


(…) “Seja terra”, disse o mestre.
“A terra recebe os dejetos de homens e animais, e não é perturbada por isto; muito pelo contrário, transforma as impurezas em adubo, e fertiliza o campo”.

“Seja água”, disse o mestre.
“A água limpa a si mesma, e limpa tudo aquilo que toca. Seja água em torrente”.


“Seja fogo”, disse o mestre.
“O fogo faz a madeira podre transformar-se em luz e calor. Seja o fogo que queima e purifica”.


“Seja vento”, disse o mestre.
“O vento espalha as sementes sobre a terra, faz o fogo arder com mais brilho, empurra as nuvens – para que a água caia sobre todos os homens”.


“Se você tiver a paciência da terra, a pureza da água, a força do fogo, e a justiça do vento, você está livre”.
 


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

UM DIA VOCÊ APRENDE...


Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.

Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.

Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.

Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.

Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

William Shakespeare

 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A EXPERIÊNCIA DA ÁGUA


Masaru Emoto nasceu eYokohama, Japão, em 1943 e é um fotógrafo e autor japonês que executou experiências com a água, submetendo-a ao pensamento humano, mas sem publicações científicas que comprovem suas experiências.

Segundo ele, palavras ou pensamentos fazem com que as moléculas de água se comportem de formas diferentes. Essas proposições foram fortemente criticadas como pseudociência. Após submetê-las ao experimento, a determinada temperatura, são tiradas fotografias microscópicas das moléculas da água.

Masaru Emoto tem um livro bastante conhecido sobre seus experimentos e ficou famoso ao tê-los divulgados no filme documentário "Quem somos nós".

Trabalho com Cristais de água e Críticas

Os experimentos de Emoto consistem em expor água a diferentes palavras, imagens ou música, e então congelá-la e examinar a aparência do cristal de água sob um microscópio.

Masaru Emoto a presidente da Sociedade Internacional Hado, do Japão, voltada a investigação das energias sutis da natureza e do homem em sua relação com a consciência humana.

As informações que colheu nos dão uma dimensão muito mais rica e complexa do líquido essencial para a vida no planeta, ocupante de cerca de 75% da superfície terrestre é de 65% do corpo humano adulto. Emoto acredita que a água tem mensagens importantes a nos transmitir. Ele assegura que a vibração que envolve pensamentos, palavras e músicas e capaz de mudar a estrutura molecular da água.

Emoto voltou-se para esse tema a partir do contato com o americano Lee Lorenzen, bioquímico formado pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, que desenvolveu a chamada "água microparticulada" (ou água de ressonância magnética). Com Lorenzen, Emoto conheceu um aparelho fundamental, que lhe permitiu medir a energia vital (por ele denominada hado): o Analisador de Ressonância Magnética, ou, na sigla em inglês, MRA. Com o MRA, Emoto conseguiu que uma quantidade de água impregnada com as vibrações hado transmitisse essa energia para determinado volume de água microparticulada preparada por Lorenzen. Energizado, esse líquido mostrou-se útil no tratamento de saúde de algumas pessoas.

Os exemplos mais bonitos de cristais de água provem, previsivelmente, da água corrente não afetada pelas atividades humanas. Entre eles, Emoto destaca alguns ligados à devoção religiosa, como a água da fonte de Lourdes, na França. O brilho emitido pelos cristais da água encontrada em Hogget Diamond, uma antiga mina de extração de diamantes e opalas para use industrial localizada na Tasmânia, lembra curiosamente o de cristais de diamante.

Claro, pode-se sempre pensar que as partículas em suspensão nessas águas possam alterar os processos de formação de cristais.

 Emoto, por exemplo, expõe água destilada a diferentes tipos de música. Embora, nessas experiências, a água-testemunho seja pobre em cristais, quando ela a colocada entre dois alto-falantes que difundem música de relaxamento essa mesma água forma uma miríade de mandalas transparentes. Bach, Mozart e Beethoven dão origem a estruturas nitidamente geométricas; músicas populares em geral dão formas cristalinas mais simples; o rock-and-roll e a música pop fazem surgir violentas explosões, estruturas fragmentadas em seqüências de quadrados ou em ondas, excluindo toda simetria hexagonal.

Emoto não para aí. Ele faz experiências com a água em contato com a palavra escrita, em ideogramas japoneses, ampliados e impressos por computador. Durante uma noite inteira, dois lotes de ampolas permanecem envelopadas, o primeiro lote por uma folha onde esta escrita à palavra "obrigado". No papel que envolve o segundo lote, esta escrito um insulto grosseiro, No dia seguinte, os resultados das fotografias desses dois lotes são impressionantes: no primeiro caso, aparecem os belos cristais hexagonais; no segundo, apenas figuras caóticas, indefinidas!

Emoto afirma que é impossível obter imagens idênticas dos cristais - não se consegue reproduzir a perfeição o mesmo cristal duas vezes. Mas os cristais revelam uma tendência estrutural, chamada trama ou estrutura laminar. Em todos os exemplos coletados, tanto nos que apresentavam belos cristais hexagonais quanto naqueles em que não se notavam cristais, percebia-se uma tendência à formação de uma trama.

Em geral, a água corrente fornecida as populações das grandes cidades japonesas que Emoto e sua equipe avaliaram demonstrou dificuldade em formar cristais hexagonais. Como o pesquisador lembra em seu livro, elas são tratadas quimicamente para serem consideradas potáveis - no Japão, ressalta Emoto, a lei que específica as condições da água potável é especialmente severa. O tratamento pode inibir as doenças, mas a água resultante nunca se cristaliza da forma como o faz na natureza. O pesquisador apresenta também exemplos colhidos em cidades fora do Japão, como Paris, Londres, Nova York, Vancouver (Canadá), Buenos Aires e Manaus. A água das capitais européias teve desempenho semelhante à fornecida na maioria das cidades japonesas; a das cidades das Américas saíram-se bem melhor, mas Emoto assinala que os critérios de desinfecção não são tão exigentes quanto os japoneses.

Outra experiência curiosa feita pela equipe de Emoto foi envolver as amostras de água destilada com papéis nos quais estavam escritas palavras diferentes, em línguas como japonês, inglês e coreano. A influência, é claro, pode não ser simplesmente dos dizeres, mas das mentes dos pesquisadores envolvidos no processo, mas os resultados merecem ser observados.

E resta sempre a pergunta: se os resultados evidenciados pelas fotografias de Emoto correspondem mesmo à realidade da natureza da água, e se nós mesmos, humanos, temos cerca de 65% de água na constituição de nossos corpos, como reage essa água humana ao entrar em contato com todos os estímulos positivos e negativos, externos e internos, que diariamente nos atingem?

 Esse vídeo é bastante elucidativo. Assistam! 
 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

Confira algumas das dúvidas mais frequentes enviadas à Federação Eespírita Brasileira e suas respostas, embasadas na Doutrina Espírita.
Todo site tem as tais "FAQs" e nós não poderíamos ficar de fora!
 

O que é o Espiritismo?
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
“O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)
“O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4)
 
 
O que é reencarnação?
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu aprimoramento. O objetivo da reencarnação é a evolução.
 
 
O que é mediunidade?
A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem. Mas atenção: prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã. Portanto, em hipótese alguma o médium poderá cobrar dinheiro, exigir ou aceitar qualquer forma de recompensa (presentes, dádivas, agrados, etc.) por suas atividades mediúnicas.
 
 
O que são os Espíritos?
Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo. Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade. Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
 
 
O que o Espiritismo informa sobre Jesus?
Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.
 
 
Onde vivem e o que fazem os Espíritos desencarnados?
Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados. Eles estudam, trabalham e desenvolvem diversas atividades no mundo espiritual.
 
 
O Espiritismo tem entre seus princípios a crença em Deus?
Sim. O Espiritismo explica que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
 
 
O Espiritismo tem, entre seus princípios, a existência de vida em outros mundos?
Sim. A Doutrina Espírita esclarece que no Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
 
 
Quantos adeptos do Espiritismo há no Brasil?
De acordo com o Censo 2010 (IBGE), há 3,8 milhões de espíritas no Brasil.
 
 
Quantos Centros Espíritas existem no Brasil?
Cadastrados junto à Federação Espírita Brasileira há 14 mil Centros Espíritas.
 
 
Os Espíritos sabem todas as coisas?
Os Espíritos são as almas dos homens que já perderam o corpo físico. A exemplo do que observamos na Humanidade encarnada, o conhecimento que eles têm é correspondente ao seu grau de adiantamento moral e intelectual. A morte é uma passagem para a vida espiritual e não dá valores morais ou de inteligência a quem não os tem.
 
 
Os Espíritos podem reencarnar em corpos de animais?
Não. Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.
 
 
Espiritismo é o mesmo que Umbanda ou Candomblé?
Não. O Espiritismo é uma doutrina que surgiu na França, em 1857. Seu fundador foi Allan Kardec. O Candomblé (de origem africana) e a Umbanda (originária do Brasil) são doutrinas espiritualistas.
 
 
Todos os Espíritos são iguais?
Não. Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
 
 
Somente pelo Espiritismo se pode ter contato com os Espíritos?
Não. As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.
 
 
O que é lei de causa e efeito?
É uma lei criada por Deus e que dispõe que o homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações. O que fazemos de mal e de bem retornará para nós nessa mesma vida ou em existência posteriores. A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
 
 
O que é a prece, de acordo com o Espiritismo?
A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador. A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
 
 
Nas instituições espíritas há algum tipo de pagamento?
Não. Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”.
 
 
O Espiritismo revela algo novo?
Sim. O Espiritismo revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.
 
 
O Espiritismo tem rituais ou sacerdotes?
Não. A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
 
 
O Espiritismo é proselitista? Existem campanhas para que as pessoas se tornem Espíritas.
Não. O Espiritismo não impõe jamais os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.
 
 
Como o Espiritismo se relaciona com as demais religiões?
O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.




quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DEUS É ETERNO, PERFEITO, IMUTÁVEL...


Não faz acepção de pessoas, nacionalidades, países...
É igualmente misericordioso para com tudo e com todos, nossos sectarismos é que pretendem aprisionar Deus em limites mais ou menos estreitos.

Deus também não é privativo desta ou daquela religião, qualquer ato bom é divino, seja qual for a religião que a pessoa pratique. As fórmulas e os rótulos são outras tantas prisões em que pretendem encarcerar a Deus, como se fosse possível mantê-Lo privativo de alguém ou de qualquer grupo.

Deus todo poderoso é a Sabedoria Eterna Imutável, é a Inteligência Suprema.


Só se pode louvar a Deus com a prática da virtude, ao mesmo tempo, não praticar a virtude é não louvar a Deus.
Nossa alma é imortal, não podemos degradá-la acolhendo sentimentos e valores que negam a divindade.

O verdadeiro sentido da religião só pode ser o de fazer o bem pelo único prazer de fazê-lo e não pelo dever, tal disposição interna é que nos liga a Deus e que nos torna religiosos verdadeiros.

Busquemos a justiça, porque a equidade é o sustentáculo do gênero humano.
Sejamos bons, porque a bondade cativa os corações.
Sejamos indulgentes, porque somos frágeis e vivemos entre seres tão frágeis como nós.
Sejamos agradecidos, porque a gratidão alimenta e sustenta a bondade.
Equidade, bondade, indulgencia, gratidão, são os pilares sobre os quais há de se sustentar o equilíbrio necessário para a nossa ascensão espiritual.

O sustento é um bom exemplo: sofre com as alterações climáticas, é rasgada com tratores, mistura-se aos nutrientes químicos, mas sempre oferece os seus frutos. Sejamos como a terra, modestos, porque o orgulho tonteia os seres satisfeitos consigo mesmos.

Perdoemos as injúrias, porque assim, nos mostramos maiores do que o ofensor e temos a oportunidade de conquistá-lo para o nosso coração.
 


 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

TRATAMENTO DIFERENTE

A cada dia, a cada instante, aprendemos a razão que explica determinadas escolhas. A leitura abaixo é bastante elucidativa!
 
"(...) – Então ele será encaminhado ao Espiritismo cristão? – perguntou Tobias, interessado no assunto.
– Não, não, meu filho – respondeu João Cobú, visivelmente preocupado com o caso de Tony. – O Espiritismo é uma religião de liberdade e creio que nosso amigo ainda não está preparado para se conduzir com responsabilidade perante os seus desafios pessoais. No futuro, possivelmente será encaminhado a um centro espírita, no qual lhe serão esclarecidas suas necessidades e possibilidades espirituais. Mas, no momento, creio que o melhor para ele é ser levado a um culto pentecostal, que trabalha com questões de cunho mediúnico indiretamente, de forma adequada à linguagem evangélica. Nossos irmãos pentecostais impõem tantos limites aos desregramentos morais que muita gente necessitada desse aprendizado ali consegue reeducar-se em maior ou menor tempo.
Tobias não entendeu direito a indicação de João Cobú para o caso em questão. Ainda pensava que o rapaz deveria ser conduzido diretamente seja a um centro espírita, seja a uma casa umbandista. Nem sequer imaginava a possibilidade de o rapaz ser intuído a procurar um culto evangélico de caráter pentecostal.
João Cobú notou quanto sua indicação causava estranheza ao médium e resolveu esclarecer:
– Nem sempre as escolas espírita ou umbandista representam o melhor caminho para os meus filhos. Temos de considerar que todas as religiões são apenas escolas iniciáticas com o papel fundamental de oferecer um programa reeducativo aos habitantes do planeta. Nenhuma é melhor do que outra. Apenas devemos considerar que cada pessoa traz um perfil psicológico compatível com este ou aquele método de ensino. Tony reclama um encaminhamento que vise estabelecer limites para os abusos cometidos, e estes poderão gerar lágrimas amargas no futuro. Seu caso exige processos mais intensos, duros até, cuja pedagogia lhe será mais eficaz. Creio que os irmãos pentecostais poderão auxiliá-lo e muito. Lá, entre os crentes, ele aprenderá conceitos de Evangelho conforme sua capacidade de assimilá-los. Também entre os irmãos do Evangelho nosso pupilo encontrará forte oposição aos vícios que cultiva, assim como um jeito de abordar o problema que não fira suas crenças pessoais.
Dando um tempo para Tobias digerir suas palavras, o pai-velho continuou mais pausadamente:
– No meio evangélico, sobretudo entre os pentecostais, há uma vocação para afastar pessoas das drogas, do exercício sexual sem controle, entre outras questões. Abordam esses problemas com um força de expressão tão grande que o medo dos fiéis de ir para o inferno ou cair nas mãos do Maligno os impede de cometer tais abusos. Confesso – Pai João deu maior ênfase a suas palavras – que o método só funciona com pessoas em cuja mente haja registros de medo, culpa ou algum clichê de autopunição. Mas funciona, isso não se pode negar. Noutro momento, talvez até em outra encarnação, nosso amigo poderá se esclarecer acerca de outros aspectos, em contato com os ensinamentos espíritas. Por ora, no entanto, seu perfil espiritual indica a necessidade de um tratamento diferente."
 Livro: Corpo Fechado
Robson Pinheiro, pelos Espíritos W. Voltz e Ângelo Inácio
Casa dos Espíritos Editora
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

AMOR E PAIXÃO

E Madalena fora ao túmulo querido
Entre pedras de extremo desconforto...
Levava flores para o Mestre morto,
Tinha o peito magoado e enternecido.

O Sol reaparecia, resplendente,
A névoa da manhã fundia-se no ar,
Na dourada invasão das flamas do Nascente,
Maria estava ali, unicamente,
A fim de estar a sós, recolher-se e chorar.

A desfazer-se em pranto, ela argüía:
- “Por que, por que Senhor?
Tanta saudade e tanta dor?!...
Toda a felicidade que eu sentia
Jaz aqui sepultada...
Transformou-se-me a vida em sombra e nada
No ermo deste pouso derradeiro...”

Nisso, ela viu alguém... Seria um jardineiro?
Um zelador daquele campo santo?
Mas tomada de espanto,
Viu-se à frente do Mestre Nazareno,
O excelso benfeitor ressuscitado,
A envolver-lhe de paz o coração cansado...
Ela gritou: “Senhor!”
Ele disse: “Maria!”

Ela era a expressão da perfeita alegria,
Ele, o perfeito amor.
Madalena ajoelhou-se e quis beijar-lhe os pés...
- “Maria, por quem és” – explicou-se
“Não me toques, porquanto
não te esperava aqui neste recanto,
e ainda não fui ao Pai revestir-me de luz...”
Maria, surpreendida,
indagou em seguida:
- “Senhor, onde estiveste?
Em que jardim celeste
Encontraste o descanso necessário,

Que vem de Deus, nos dons da paz completa?
Perdoa-me, Senhor, a pergunta indiscreta,
Dói-me, porém, pensar na angústia do Calvário,
Revolto-me, padeço, mas não venço
A mágoa de lembrar-te o sacrifício imenso”
Mas Jesus respondeu:
- “Não, Maria, não fui ainda ao Alto,
Nem me elevei sequer um palmo à luz do firmamento,

Quem ama não consegue achar o Céu de um salto...
Ao invés de subir aos Altos Resplendores,
Desci, mas desci muito aos reinos inferiores...
Despertando no túmulo, escutei
Os gritos da aflição de alguém que muito amei
E que muito amo ainda...
Embora visse Além, a Luz sempre mais linda,
Sentia nesse alguém um amado companheiro,

Em crises de tristeza e de loucura...
Fui à sombra abismal para a grande procura
E ao reencontra-lo amargurado e louco,
A ponto de não mais me conhecer,
Demorei-me a afaga-lo e, pouco a pouco,
Consegui que ele, enfim, pudesse adormecer...”
- “Senhor” – interrogou a Madalena
“Quem é o amigo que te fez descer,

Antes de procurar a luz do Pai?”
Mas Jesus replicou, em voz clara e serena:
- “Maria,
um amigo não esquece a dor de outro amigo que cai...

Antes de me altear à Celeste Alegria,
Ao sol do mesmo amor a Deus, em que te enlevas,
Vali-me, após a cruz, das grandes horas mudas,
E desci para as trevas,
A fim de aliviar a imensa dor de Judas”.
 

pelo Espírito Maria Dolores - Do livro: Coração e Vida, Médium: Francisco Cândido Xavier.
 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O MILAGRE DO AMOR


Percebendo as árduas lutas por que passam seus irmãos na face da Terra, um Espírito Benfeitor ditou uma mensagem que intitulou “O milagre do amor”, e diz mais ou menos assim: 

Quando a dúvida lhe chegue, maliciosa, indague ao amor qual a conduta a seguir. 

Quando a saudade avizinhar-se, tentando macerar-lhe o coração, refugie-se no amor e deixe que as recordações felizes iluminem a noite em que você se encontra. 

Quando a aflição aturdir-lhe o íntimo, chame o amor, para que a calma e a confiança predominem nas suas decisões.

Quando a suspeita buscar aninhar-se em seu coração, dirija o pensamento ao amor e a paz dominará as paisagens dos seus sentimentos.

Quando a cólera acercar-se da sua emotividade, recorde-se do amor e suave balada de entendimento se lhe fará ouvida na acústica da alma.

Quando o abandono ameaçar estraçalhar-lhe os sonhos, ferindo-lhe a alma, busque o amor, que lhe dará fortaleza para prosseguir, embora a sós.

Em qualquer situação, dirija-se ao amor.

Só o amor possui o correto entendimento de todas as coisas e fala, em silêncio, a linguagem de todos os idiomas.

O brilho de um olhar...

Um sorriso de esperança...

Um gesto quase imperceptível...

Um movimento rítmico, um aceno...

A presença do ausente...

Um toque...

A música de uma palavra só o amor logra transformar em bênção.

Feito de pequenos nadas, o amor é a força eterna que embala o príncipe no leito dourado e o órfão na palha úmida.

O amor é o único mecanismo que conduz o fraco às tarefas gigantescas...

Que impulsiona o progresso real; que dá dignidade à vida; que impele ao trabalho de reverdecer o pantanal e o deserto...

Que concede alento, quando a morte parece dominar soberana...

O amor é vida, sem o qual esta perderia o sentido e a significação.

Quando se ama, a noite coroa-se de astros e o dia se veste de sorrisos.

O amor colore a palidez do sofrimento e o erradica.

Sem este milagre, que é o amor, não valeria a pena viver.

Em tudo está a presença do amor que provém de Deus e é Deus.

Descubra o amor, e ame.

Ame e felicite-se, colocando na estrada do amor sinais de luz, a fim de que nunca mais haja sombra por onde o amor tenha transitado a derramar claridade.

Por tais razões, Jesus Cristo reuniu toda a Lei e todos os Profetas num só mandamento, cuja estrutura comportamental e finalidade última é o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

O amor é de essência divina, e todos nós, do primeiro ao último, temos, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado.

 Portanto, não tenhamos medo de amar.
 

 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SANTA CAROLINA

"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou, a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa, me ilumina.
Amém."
 
Dentre muitos princípios, um dos que causa maior encantamento no Espiritismo é o seu profundo respeito por aquelas personalidades que foram nominadas por santos e santas pelo Catolicismo e que, na verdade, foram pessoas de espírito iluminado e de existência voltada para o bem.
 
Como esses patamares de conduta pautam, também, o bom espírita, o que importa, na verdade, é a trajetória dessa boa alma, quer esteja ela sob o manto do kardecismo, quer não.
 
Dito isso e com essa pequenina oração, singela e simpática, que muitas crianças recitam, vamos ler um pouquinho sobre Santa Carolina, que tem seu dia comemorado em 9 de maio. Nasceu em Regensberg na Alemanha, em 20 de julho de 1797.
 
Foi batizada como Caroline de Gerhardinger, filha de uma família de classe média e foi educada pela Irmãs de Santo Agostinho até 1809, quando a ordem religiosa foi fechada por decreto do Governo da Bavária.
 
Carolina decidiu então fundar uma nova ordem devotada a Deus e a educação cristã.
Em 1928 o Vaticano conseguiu varias concessões do Governo da Bavária e muitas comunidades religiosas reabriram.
 
 Carolina e suas irmãs mudaram para um convento reconstruído e iniciaram a Ordem que mais tarde se tornou a “Ordem das Irmãs de Notre Dame”.
 
Ao terminar o noviciado tomou nome de Teresa de Jesus e tinha especial devoção a verdadeira presença de Jesus na Sagrada Eucaristia.
As regras da Ordem foram aprovadas pelo Vaticano em 23 de janeiro de 1854 e depois disso a Ordem se espalhou pelo mundo.
 
Carolina passou a sua vida devotada ao trabalho de ensinar a devoção especial a Eucaristia.
 
Santa Carolina, em Portugal, é considerada
Padroeira da Justiça.
 
 
9 de maio: dia de Santa Carolina
 

 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS

Para entendermos o alcance dessa lei divina, precisamos partir de uma premissa:
“Deus é todo o poder, justiça e bondade.”
Leia mais no Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo V.
Justiça das aflições:
- na vida futura, efetivam-se as compensações;
- é conveniente sofrer para ser feliz.
Então por que sofrer uns mais do que outros?
Por que os bens e os males são desigualmente repartidos?
 É preciso então, fé no futuro, paciência e perseverança, para entender que…
… as vicissitudes da vida derivam de uma causa.
E quais as causas das aflições?
- vida presente;
- vida pregressa.
Vida presente: são consequências naturais do caráter e do proceder de quem os suportam;
Exemplo: imprevidência, orgulho, ambição, falta de ordem, etc…
“Quantos homens caem por sua própria culpa!
Quantos são vítimas de sua imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição!
Quantas pessoas arruinadas por falta de ordem, de perseverança, por mau comportamento ou por terem limitado os seus desejos!
Quantas uniões infelizes, porque resultaram dos cálculos do interesse ou da vaidade, nada tendo com isso o coração!
Que de dissensões de disputas funestas, poderiam ser evitadas com mais moderação e menos suscetibilidade!
 Quantas doenças e aleijões são o efeito da intemperança e dos excessos de toda ordem!
Quantos pais infelizes com os filhos, por não terem combatido as suas más tendências desde o princípio.
Por fraqueza ou indiferença, deixaram que se desenvolvessem neles os germes do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade, que ressecam o coração.
Mais tarde, colhendo o que semearam, admiram-se e afligem-se com a sua falta de respeito e a sua ingratidão.
Que todos os que têm o coração ferido pelas vicissitudes e as decepções da vida, interroguem friamente a própria consciência.
Que remontem passo a passo à fonte dos males que os afligem, e verão se, na maioria das vezes, não podem dizer: “Se eu tivesse ou não tivesse feito tal coisa, não estaria nesta situação”.
A quem, portanto, devem todas essas aflições, senão a si mesmos?”
Importante:
- não lamentar, não se revoltar;
- não esperar pela impunidade;
- não acusar a própria sorte, por ser menos humilhante para a vaidade;
- refletir e renovar atitudes;
- trabalhar pela melhora moral e intelectual;
- perceber que o sofrimento é um alerta.
Deus,  quer que todas as suas criaturas progridam, e, portanto, não deixa impune qualquer desvio do caminho reto.
Muitas vezes, o esclarecimento vem ainda na encarnação presente, e vemos:
- arrependimentos tardios;
- vida desperdiçada;
- forças desgastadas.
 Reencarnação: chance para um novo proceder.
Para o obreiro, há sempre um novo dia para a labuta.
Para o homem, após a noite do túmulo, brilhará o sol de uma nova vida.
E quais as causas das aflições?
- vida presente;
- vida pregressa.
Vida pregressa: O homem nem sempre sofre as consequências de seus atos na presente vida. Vai, então, vir sofrê-las, completamente, nas vidas futuras. 
São aqueles:
- que parecem atingir por fatalidade;
- que aparentam desproporcionalidade entre o agir e a conseqüência.
Exemplos: perda prematura de entes queridos, acidentes imprevisíveis, reveses da fortuna, flagelos naturais, enfermidades de nascença, etc.
Seriam esses males a negação da bondade divina?
Onde a causa desses males?
O infortúnio que parece imerecido tem, sim, sua razão de ser.
É a ação de uma rigorosa justiça distributiva!
“(…) o homem suporta o que fez os outros suportarem; se foi duro e desumano, ele poderá ser, a seu turno, tratado duramente e com desumanidade; se foi orgulhoso, poderá nascer em uma condição humilhante; se foi avarento, egoísta, ou se fez mau uso da sua fortuna, poderá ser privado do necessário; se foi mau filho, poderá sofrer com os próprios filhos, etc.”
O que fazer:
- Reconhecer a falibilidade da conduta, ainda que desconhecida
  (afinal, nosso mundo é de expiações);
- Pedir, de todo o coração, perdão a Deus;
- Confiar que a cada um será atribuída a parte que lhe compete (Fé);
- Agradecer pela dádiva do esquecimento.
Modalidades de aflições: 
- Pela expiação: tribulações são impostas aos espíritos endurecidos ou ignorantes, para que realizem escolhas de como proceder com conhecimento de causa. Penitentes escolhem livremente, de acordo com o “assunto” a ser depurado.
- Pela prova: espíritos desejosos de concluir sua depuração e ativar seu progresso optam pelas provas. Há imposição de provas àqueles espíritos que precisam ser testados. 
 - Por missão: espíritos dotados de evolução, de instintos naturalmente bons e almas elevadas, desejosos de adiantarem-se mais e auxiliarem o próximo, escolhem rudes lutas.
Mediante inúmeras existências é que o espírito expurga suas faltas e purifica-se.
Deus é todo o poder… daí porque as aflições são, sim, dotadas do poder nos conduzir à evolução
Deus é justo… justas são as aflições!
Deus é bom… por isso, boas são as aflições para o nosso espírito!
 

Foto: Mar da Galileia (*Pixabay) Irmãos, que alegria estarmos todos aqui neste ambiente de paz, amor, fraternidade e luz, muita...